sábado, 24 de agosto de 2013

A década de 20: Transformação, Moda e Revolução



 

Bom Dia meninas hoje estou começando um projeto chamado de "Máquina do Tempo" vou postar vídeos e tutoriais de maquiagem de época. Espero que aproveitem bastante!
 Abraço  <3

A maquiagem dos anos 20 tem características únicas. Foi uma época permeada de mudanças sociais e comportamentais. Com a revolução industrial,  e a grande recessão de 1929, a mulher vai para o mercado de trabalho nas fábricas, e despontam também em outras áreas como na aviação e ocupam lugares nas universidades que antes eram um lugar reservado aos  rapazes. 

 Um século após a  revolução francesa, as mulheres ainda não gozavam de direitos civis fundamentais, nem de quaisquer direitos políticos. Consideravam que a mulher era incapaz de assumir responsabilidades, e estava sujeita à tutela do chefe de família, fosse ele o pai, o marido ou o irmão. Era "criada" para se casar, ou seja para servir ao homem.









Se tivesse que trabalhar "fora de casa", para ajudar nas despesas, só lhe eram oferecidos ofícios como os de: costureira, cozinheira, empregada doméstica, Babá, professora...  e com salários mais baixos que os do homem.

Durante a guerra (revolução francesa), as mulheres substituíram os homens em muitas atividades profissionais. Começaram então a “impor-se”e a libertar-se da relação de dependência com o homem, a família e também na sociedade. 
Nos anos 20, conservaram parte desses postos de trabalho e começaram a libertar-se da sua situação de dependências.

Para afirmarem a sua emancipação, as mulheres adotaram novos hábitos de vida. E, com o apoio dos movimentos feministas, desde o princípio do século, na Inglaterra e nos EUA, lutaram pela igualdade de direitos, conseguindo direito ao voto em muitos países.

Bem, com tudo isso acontecendo, a maquiagem e a moda refletem as lutas e desejos desta nova mulher.
A moda na década de 1920 já estava livre dos espartilhos do século XIX. As roupas já mostram mais as pernas e os seios. 
Na maquiagem, a tendência era o batom. A boca era carmim, em forma de coração. olhos bem marcados, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis. Elas formavam um arco bem pronunciado, característica marcante da época.
  


A sombra da pálpebra era muitas vezes pintada com cinza escuro. Além de cinza, cores como turquesa e verde também estavam na moda. Para maior ênfase nos olhos, os cílios também foram pintados com rímel. A tendência era ter a pele bem branca,
assim, a  maquiagem da época foi marcada por uma pele "clara" ou quase pálida, era utilizado o "pó de arroz" com nuances  creme ou marfim.

  

Mais tarde, por volta de 1923 o pó com a cor da pele natural já era a sensação. Para o blush, as cores rosa e framboesa, e por volta de 1925 os tons de laranja também se tornaram populares.

Foi nessa época que os lábios foram coloridos com vermelho escuro, vermelhos profundos acastanhados, ameixa e laranja. Os tons foram se alterando mais tarde, no final da década. Cores como rosa, vermelho framboesa eram a nova tendência.

O batom foi aplicado com um formato de coração no lábio superior. Além disso, o lábio inferior foi um pouco exagerado para baixo e a largura dos lábios diminuída.

A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos frenéticos exigidos pelo Charleston – dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o "cloche", enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, à la garçonne, como era chamado. A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. A atenção estava toda voltada para os tornozelos. As mais moderninhas já se aventuravam à usar calças compridas, .... o que para a maioria era "um escândalo"!
A década de 20 foi da estilista Coco Channel, com os seus cortes retos, capas, cardigans, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década, Channel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso.



Em particular eu acho este período bem charmoso, adoro o romantismo "danadinho" deste período.

Fontes:  Este blog não têm interesse algum em violar direitos autorais, porém como algumas imagens são retiradas da internet em sites de busca, pode acontecer. Se você se sentiu prejudicado ou ofendido, entre em contato por email: danubia.letras@bol.com.br.
Este blog se destina à disseminar o conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário